quinta-feira, 14 de julho de 2016

Sequência Didática 2º ano Ensino médio (Sistema Digestório)

Olá meus amores, Tudo bem?

O que vocês estão achando do Blog? Se estão gostando comentem, deixem suas sugestões e compartilhe com seus amigos.

A dica de hoje é uma continuação do plano de aula do 2º ano postado anteriormente (dia 13/07/2016). Abaixo segue uma Sequência Didática de como trabalhar o Sistema Digestório para turmas do 2º ano do ensino médio. Vale ressaltar que essa sequência pode ser adaptada para outras turmas, por exemplo, 8º ano do ensino fundamental II que também aborda esse tema.


Disciplina: Biologia
Professora (o): Emanuelle Almeida da Costa
Série: 2º ano Ensino médio
No de Aula(s): Quatro aulas Duração da aula: 50 minutos cada


Tema: Sistema digestório

Conteúdos:
  • A digestão dos alimentos;
  • As glândulas salivares;
  • O caminho do alimento;
  •  Sistema digestivo completo: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso;
  • Funções do sistema digestivo.


Objetivos:


  • Reconhecer a boca como a primeira etapa da digestão;
  • Identificar as partes da boca: dentes, língua, lábios, mucosas e úvula;
  • Conhecer as principais glândulas salivares;
  • Perceber a função da saliva para o processo de digestão;
  • Compreender quais os órgãos envolvidos com a digestão;
  • Identificar os órgãos do sistema digestório e suas funções.

1ª Etapa

Nessa primeira etapa deverá ser feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos questionando-os sobre o que eles acham que acontece com o que comemos? A partir de tal questionamento explicar que, por diversos momentos podemos desejar comer algo e instantaneamente nossa boca produz saliva ao pensar no alimento desejado. Porém os alimentos ingeridos não estão naturalmente adequados para que o nosso organismo possa absorvê-los de forma direta, por isso a saliva é tão importante na transformação do alimento no sistema digestório, pois nela contém uma enzima chamada ptialina que começa a quebrar as moléculas de amido do pão, por exemplo, em partículas bem menores facilitando a digestão.

2ª Etapa

Apresentar todas as estruturas que compõe a boca, pois é onde se inicia a primeira etapa da digestão, bem como a função que cada uma desempenha na digestão. Em seguida, demostrar através do cartaz o caminho que o alimento percorre da boca até chegar ao estômago.


3ª Etapa

Iniciar a aula recapitulando o que foi visto durante as duas etapas anteriores em que foi abordado o processo de transformação do alimento e o caminho que o alimento percorre até chegar ao estomago. Posteriormente, a turma deverá ser dividida em grupos de 4 a 5 alunos para realização de dois experimentos.
A proposta da aula prática tem como principal foco a investigação de alguns processos da digestão. O Experimento I tem por objetivo testar a ação da saliva e o Experimento II verificar a importância da mastigação no processo digestório. Ao final da aula os alunos devem elaborar um Relatório da atividade prática descrevendo todas as etapas dos experimentos I e II e seus respectivos resultados.


4ª Etapa

A partir das observações e elaboração do relatório descritivo da aula prática, os grupos deverão socializar seus relatos e interpretações a cerca da atividade realizada. Promovendo uma discussão sobre os assuntos abordados e suas considerações do que foi aprendido.




Obs. Posteriormente irei posta a Aula Prática e os procedimentos para a realização dos Experimentos I e II.

Aguardem!


 Referências Bibliográficas:

ARAUJO, S.O.A. A língua e a deglutição. Fortaleza: CEFAC. 2001.

LOPES, Sônia. ROSSO, Sergio. Bio, volume 2. SARAIVA 2015. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário