A aula é o horário de estudo de uma turma na escola, em que se pretende um processo
de aprendizagem. Também pode ocorrer fora de escolas, como em aulas de
ginástica, música, culinária, tele aulas, aulas não presenciais, aulas
particulares, entre outras.
Do
latim aula, gr. aulé, palácio, sala onde se
recebem lições, classe, lição. Antigamente, seriam os locais para onde os
discípulos eram conduzidos para que recebessem o conhecimento. Popularmente a
palavra “aula” pode ser usada para referir diversos objetos: o local que contém
os meios (livros, mesas, quadro-de-giz, e outros) e pessoas (alunos e professores)
necessários à realização da aula; o período estabelecido em que aluno e
professor dedicam-se ao processo ensino-aprendizagem na escola; o momento em
que se dedica à aquisição de algum conhecimento, ou simplesmente a execução de
alguma tarefa coordenada (Ex: uma aula de ginástica aeróbica em uma academia).
Sabemos
que para uma aula ocorrer faz-se necessário a presença de dois personagens
fundamentais: O professor e o aluno, cada um com sua contribuição e
participação significativa no processo de aprendizagem.
O professor deve atuar como o instrumento
necessário e fundamental entre os alunos e os objetos de propagação do
conhecimento, é quem organiza e estabelece de forma articulada para usar todos
os recursos, espaços e potencialidades disponíveis em seu ambiente.
Assim, o professor é mediador entre seus
alunos e os objetos do conhecimento, que organiza e propicia espaços e
situações de aprendizagem, em que são articulados os recursos afetivos,
emocionais, sociais e cognitivos de cada aluno aos conhecimentos prévios em
cada área. É ao professor que cabe a tarefa de singularizar as situações de
aprendizagem, considerando todas as suas capacidades e potencialidades e
planejar as condições de desenvolvimento, com base em necessidades e ritmos
individuais e características próprias.
Os educadores precisam levar em conta o
pensamento e a linguagem de seus alunos, bem como seus conhecimentos prévios e
interesse naquele assunto, organizando situações de aprendizagem, nas quais
novas experiências possam ser vivenciadas, acomodadas às já existentes. Essas
experiências promoverão o crescimento e o equilíbrio necessários para que
aconteça a aprendizagem na sala de aula e fora dela.
No processo de construção de conhecimentos, os
alunos utilizam-se das mais variadas linguagens, a partir de interações que
estabelecem com outras pessoas e com o seu meio. Cada
um permite construções diferentes de aprendizagens significativas com conexões
relevantes em relação aos conteúdos do cotidiano.
Pensando nas aprendizagens, é necessária que o
professor considere, em termos de organização de seu trabalho, a interação
entre os alunos e os conhecimentos anteriores, de qualquer natureza, a
individualidade, a heterogeneidade, o nível de desafios apresentados pelas
atividades e as conquistas possíveis.
A ação pedagógica precisa reconhecer que cada aluno
possui processos próprios e respeitá-los, trabalhando as dificuldades para que
vençam as etapas em seu desenvolvimento. O professor facilitador ajuda e
confronta seus alunos no processo de superação de conflitos.
O professor atuante e engajado com o processo
pedagógico de aprendizado é o único capaz de ter a perspicácia para realizar a
integração entre os vários contextos apresentados dentro da heterogeneidade que
seus alunos possuem e apresenta, ele é o único capaz de reavaliar e avaliar de
forma objetiva e subjetiva e principalmente de que modo e forma deve ser
apresentada a atividades lúdicas e práticas que o mesmo poderá aplicar e
consequentemente ter resultados satisfatórios na busca por seus objetivos
didáticos.
A prática pedagógica do professor
compromissado com o processo implica: [...] na vivência do espírito de
parceria, de integração entre teoria e prática, conteúdo e realidade,
objetividade e subjetividade, ensino e avaliação, reflexão e ação, dentre
muitos dos múltiplos fatores interagentes do processo pedagógico (LUCK, 1994,
p.54).
Referências
Aula.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aula.
Acessado em: 15 de junho de 2016.
LUCK, Heloisa. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teóricos e Metodológicos.
Petrópolis: Vozes, 1999.
ROBSON, A. S.;
INFORSATO, E. C. Aula: o ato pedagógico em si. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL
PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática
geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 80-85, v. 9.
Parabéns vc é uma excelente profissional, ñ é atoa que minha afilhada fala tão bem de vc, mais uma vez parabéns seu trabalho é espetacular!! ;-)
ResponderExcluirAmei seu blog Manu espero que ele evolua mais e mais!
ResponderExcluirVc é um. Ótima professora,te AMOO
Laís