segunda-feira, 11 de julho de 2016

A sala de aula


A aula é o horário de estudo de uma turma na escola, em que se pretende um processo de aprendizagem. Também pode ocorrer fora de escolas, como em aulas de ginástica, música, culinária, tele aulas, aulas não presenciais, aulas particulares, entre outras.
Do latim aula, gr. aulé, palácio, sala onde se recebem lições, classe, lição. Antigamente, seriam os locais para onde os discípulos eram conduzidos para que recebessem o conhecimento. Popularmente a palavra “aula” pode ser usada para referir diversos objetos: o local que contém os meios (livros, mesas, quadro-de-giz, e outros) e pessoas (alunos e professores) necessários à realização da aula; o período estabelecido em que aluno e professor dedicam-se ao processo ensino-aprendizagem na escola; o momento em que se dedica à aquisição de algum conhecimento, ou simplesmente a execução de alguma tarefa coordenada (Ex: uma aula de ginástica aeróbica em uma academia).
Sabemos que para uma aula ocorrer faz-se necessário a presença de dois personagens fundamentais: O professor e o aluno, cada um com sua contribuição e participação significativa no processo de aprendizagem.
O professor deve atuar como o instrumento necessário e fundamental entre os alunos e os objetos de propagação do conhecimento, é quem organiza e estabelece de forma articulada para usar todos os recursos, espaços e potencialidades disponíveis em seu ambiente.
Assim, o professor é mediador entre seus alunos e os objetos do conhecimento, que organiza e propicia espaços e situações de aprendizagem, em que são articulados os recursos afetivos, emocionais, sociais e cognitivos de cada aluno aos conhecimentos prévios em cada área. É ao professor que cabe a tarefa de singularizar as situações de aprendizagem, considerando todas as suas capacidades e potencialidades e planejar as condições de desenvolvimento, com base em necessidades e ritmos individuais e características próprias.
Os educadores precisam levar em conta o pensamento e a linguagem de seus alunos, bem como seus conhecimentos prévios e interesse naquele assunto, organizando situações de aprendizagem, nas quais novas experiências possam ser vivenciadas, acomodadas às já existentes. Essas experiências promoverão o crescimento e o equilíbrio necessários para que aconteça a aprendizagem na sala de aula e fora dela.
No processo de construção de conhecimentos, os alunos utilizam-se das mais variadas linguagens, a partir de interações que estabelecem com outras pessoas e com o seu meio. Cada um permite construções diferentes de aprendizagens significativas com conexões relevantes em relação aos conteúdos do cotidiano.
Pensando nas aprendizagens, é necessária que o professor considere, em termos de organização de seu trabalho, a interação entre os alunos e os conhecimentos anteriores, de qualquer natureza, a individualidade, a heterogeneidade, o nível de desafios apresentados pelas atividades e as conquistas possíveis.
A ação pedagógica precisa reconhecer que cada aluno possui processos próprios e respeitá-los, trabalhando as dificuldades para que vençam as etapas em seu desenvolvimento. O professor facilitador ajuda e confronta seus alunos no processo de superação de conflitos.
O professor atuante e engajado com o processo pedagógico de aprendizado é o único capaz de ter a perspicácia para realizar a integração entre os vários contextos apresentados dentro da heterogeneidade que seus alunos possuem e apresenta, ele é o único capaz de reavaliar e avaliar de forma objetiva e subjetiva e principalmente de que modo e forma deve ser apresentada a atividades lúdicas e práticas que o mesmo poderá aplicar e consequentemente ter resultados satisfatórios na busca por seus objetivos didáticos.

A prática pedagógica do professor compromissado com o processo implica: [...] na vivência do espírito de parceria, de integração entre teoria e prática, conteúdo e realidade, objetividade e subjetividade, ensino e avaliação, reflexão e ação, dentre muitos dos múltiplos fatores interagentes do processo pedagógico (LUCK, 1994, p.54).



Referências
Aula. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aula. Acessado em: 15 de junho de 2016.
LUCK, Heloisa. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teóricos e Metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1999.
ROBSON, A. S.; INFORSATO, E. C. Aula: o ato pedagógico em si. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didáti­ca geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 80-85, v. 9.



2 comentários:

  1. Parabéns vc é uma excelente profissional, ñ é atoa que minha afilhada fala tão bem de vc, mais uma vez parabéns seu trabalho é espetacular!! ;-)

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  2. Amei seu blog Manu espero que ele evolua mais e mais!
    Vc é um. Ótima professora,te AMOO
    Laís

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