quarta-feira, 13 de julho de 2016

Aula 2: Intoxicação e Infecção alimentar (8º ano)

Olá turma, tudo bem com vocês?

Depois que vocês conheceram as principais técnicas de conservação de alimentos agora é a vez de saber o que ocorre quando ingerimos alimentos mal conservados e expostos a ação das bactérias e fungos.
Vamos lá?

Quem nunca passou  por essa situação após comer algum alimento?



Pois é galera, se isso já aconteceu com vocês provavelmente, vocês comeram algum alimento contaminado por uma bactéria ou um fungo que consequentemente ocasionou uma Intoxicação ou Infecção alimentar no seu organismo.


O que é Intoxicação alimentar?

A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos, mas podem se espalhar para qualquer tipo de alimento. A intoxicação alimentar pode acontecer com alimentos que são deixados ao ar livre ou que ficaram armazenados por muito tempo. Às vezes, a intoxicação alimentar acontece quando você não lava as mãos antes de tocar na comida.
Na maioria das vezes, a intoxicação alimentar é suave e desaparece após alguns dias. Tudo o que você pode fazer é esperar seu corpo para se livrar do germe que está causando a doença. Mas alguns tipos de intoxicação alimentar podem ser mais sérios – nesses casos, você precisa ver um médico.
Sintomas de Intoxicação alimentar
Os sintomas da intoxicação alimentar geralmente afetam o estômago e intestinos, sendo que o sinal mais comum é a diarreia. Outros sintomas incluem:
  • Náusea
  • Vômitos
  • Diarreia aquosa
  • Dor abdominal e cólicas
  • Febre
Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que te infectou e quais as suas condições de saúde no geral.
O que é infecção alimentar

Infecção alimentar ocorre ao consumir alimentos ou bebidas contaminadas com micróbios causadores de doenças, ou patogênicos, que incluem uma variedade de bactérias, vírus e parasitas. Os micróbios entram no organismo através do trato gastrintestinal e geralmente causam os primeiros sintomas lá, de modo que náusea e vômitos, cólica abdominal e diarreia são comuns em muitas infecções alimentares.  
Muitos micróbios podem se espalhar de mais de uma forma, de modo que não é possível sempre saber se a doença foi de origem alimentar

Infecções alimentares mais comuns

As infecções alimentares mais comuns são aquelas causadas pelas bactérias Campylobacter, E. coli O157:H7 e Salmonella, e também por um grupo de vírus chamado  calicivirus.

Campylobacter é uma bactéria patogênica, que causa febre, diarreia e dor abdominal. É a bactéria mais comumente idenficada como causa de diarreia no mundo.

Salmonella também é uma bactéria que vive no intestino de pássaros, répteis e mamíferos. Ela pode infectar humanos por vários tipos diferentes de alimentos de origem animal. A doença tipicamente inclui febre, diarreia e dor abdominal. Se a pessoa tiver o sistema imunológico fraco, a bactéria pode invadir a corrente sanguínea e causar infecção que precisa de tratamento por toda a vida.
E. coli O157:H7 é uma bactéria patogênica que tem como hospedeiros gado e animais similares. A infecção em humanos geralmente segue-se ao consumo de alimentos ou água que foi contaminada com quantidades microscópicas de fezes de gado. Os sintomas da doença causada pela E. coli O157:H7 geralmente são diarreia grave com sangue e cólicas abdominais fortes, sem muita febre.
Como evitar?
Para evitar uma intoxicação ou infecção alimentar deve-se tomar alguns cuidados como:

  • Evitar comer sanduíche na rua;
  • Só comer alimentos que tenham boa procedência, como em restaurantes ou lanchonetes em que os alimentos não fiquem expostos;
  • Na praia, o ideal é levar seus alimentos de casa, evitando comprar sanduiches sucos e espetinhos dos vendedores livres;
  • No verão, em dias de muito calor, evitar comer maionese, ou outros molhos que possam estragar com certa facilidade;
  • Não comer alimentos mal passados;
  • Sempre lavar as mãos com água e sabão antes de comer.

 Publicado em: 13/07/2016

Referências:
http://www.copacabanarunners.net/infeccao-alimentar.htm

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/intoxicacao-alimentar
http://www.tuasaude.com/como-evitar-a-intoxicacao-alimentar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário