terça-feira, 12 de julho de 2016

Plano de aula 8º ano (Carboidratos)

Roteiro de Plano de Aula


Turma: 8º ano do Ensino Fundamental II  Nº de aulas: 4 aulas  Duração da aula: 50 min. cada


Tema: Carboidratos

Título da Aula: Aprendendo e Reconhecendo os Carboidratos

Objetivo Geral: Conhecer as características gerais dos Carboidratos e em quais alimentos eles são encontrados.

Objetivo(s) Específico(s):
·         Conhecer as características gerais dos Carboidratos;
·         Estudar a importância dos carboidratos;
·         Identificar a presença de carboidrato em diferentes amostras de alimentos.

Conteúdo(s) Selecionado(s):

  • O que são Carboidratos;
  • Função dos Carboidratos;
  • Classificação dos Carboidratos;

Metodologia:

  • Levantamento do conhecimento prévio do aluno;
  • Registro do roteiro de aula no quadro;
  • Aula expositiva e dialogada com registro de anotações;
  • Utilização do livro didático para realizar pequenas leituras e exercício;
  • Amostragem de diferentes tipos de alimentos classificados como carboidratos;  
  • Atividade prática de identificação dos tipos de carboidratos encontrados nas amostras de alimentos.

 Recursos:

·         Bolacha doce e salgada
·         Macarrão cozido
·         Arroz
·         Cuscuz
·         Batata doce
·         Inhame
·         Açúcar
·         Frutas
·         Iogurte
·         Tintura iodo

Avaliação:

  • Participação dos alunos na discussão sobre o tema em sala;
  • Atividade em grupo: Observação e identificação dos diferentes tipos de amido encontrados nos alimentos;
  • Relatório da atividade prática.

Procedimento da aula prática:
Coloque cada alimento em um recipiente. Em seguida, adicione cerca de três gotas da tintura de iodo ou da solução de lugol em cada um dos alimentos e observe o que ocorre com a cor da solução no alimento.
Discussão e resultados:
Se houver amido no alimento, a coloração da solução de iodo no alimento irá variar do azul ao preto, pois o iodo reage com o amido, formando uma estrutura complexa que possui essas cores.

Referências Bibliográficas:
Osorio, Tereza Costa. Ciências: Projeto Universos – Guia Didático. 2ª ed. São Paulo, 2012.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário